Teatro da

Solidão

Solidária

UM MÉTODO DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE


Disfarçado de mendigo, dormia de cinco a dez  dias  por ano debaixo de pontes, viadutos, portas de igrejas e  pelas ruas das grandes metrópoles para compreender o meio de sobrevivência de homens, mulheres  e crianças em situação de vulnerabilidade social em seu país.

Durante uma década de pesquisa o  diretor pôde  observar a violência  das ruas  e,  articulado com o poder  público, iniciativa privada, e organizações não governamentais, criou estratégias que puderam minimizar a exclusão social dessa população.

Para criar o método o diretor imergiu no mundo da exclusão social brasileira durante dez anos.

oficinas

participe!

     `

Através do Teatro da solidão solidária, o pesquisador Ivan Antonio  proporciona uma investigação na alma humana e busca na arte uma melhor compreensão da solidão de homens e mulheres de diferentes segmentos sociais, não apenas aqueles fragilizados pela exclusão social. Ministrando oficinas para empresários, advogados, psicólogos, médicos, policiais, professores, estudantes e artistas, percebe com sensibilidade que a solidão se apresenta na sociedade contemporânea como o mal do século e que só se pode combatê-la de mãos dadas . Anualmente, Ivan Antonio produz um espetáculo com um elenco formado por alunos oriundos dos mais diversos segmentos da sociedade, e através da convivência de empresários com moradores de rua, policiais, ex presidiários, filhos de empresários com crianças em situação de rua, advogados, médicos, professores e estudantes, profissionais liberais e artistas são criados grupos de solidariedade entre si e propostas de enfrentamento a exclusão social e a solidão. O Artista já ministrou palestras e oficinas em vários países da Europa e da América Latina, e nos Estados Unidos.

fotos

vídeos