Dans la presse

Durante o lançamento do projeto do filme A Caminho da Ternura, o prefeito Luiz Caetano declarou que o longa metragem é o que faltava para alavancar ainda mais Camaçari no cenário artístico e cultural.

“A magnitude desse evento é sem precedentes para o Município, uma vez que levará a história da nossa cidade e do nosso povo para as telas de cinema”, disse o gestor municipal, que ainda arriscou uma brincadeira, “se tiver uma vaga para interpretar no filme, eu também quero participar”.

Todos os acontecimentos da noite de lançamento do projeto foram gravados para serem utilizadas no filme. Esta foi a primeira tomada do longa metragem na sede do Município. Antes foram gravadas cenas em Arembepe, na orla.

Idealizado pelo diretor de teatro, ator, secretário municipal do Desenvolvimento do Turismo e criador do método da Solidão Solidária, Ivanildo Antonio, o filme contará a história de Camaçari desde o descobrimento até os dias atuais.

De acordo com Ivanildo Antonio, a realização do filme A Caminho da Ternura vai mostrar que a população do Município além de consumir, pode produzir cinema. “Esta não será somente a primeira produção cinematográfica de Camaçari, será também mais uma forma da comunidade interagir, trocar experiência e conhecer ainda mais a história do Município”, ressaltou.

O filme A Caminho da Ternura conta a história da cidade através da ótica de três gerações e terá a participação de atores consagrados nacionalmente, como Paulo Betti e Sergio Mamberti, além de intérpretes do Município. O elenco deve contar com cerca de mil pessoas.

O primeiro longa metragem de Camaçari tem causado euforia e animação entre o elenco, como é o caso de Elizabete de Souza, mais conhecida com dona Bete, 69 anos. Integrante de diversas manifestações culturais do Município, a exemplo da Chegança Feminina de Arembepe, do Samba de Roda Nativas de Arembepe e do Terno de Reis, ela participou da primeira edição do projeto em 2008. “Estou feliz em estar viva, com saúde e disposição para participar novamente”.

Segundo a dentista Patrícia Souza Neri, 31 anos, mãe de João Donai Gomes, 6 anos, o garoto está radiante com a possibilidade de aparecer na telona contando a história do Município em que vive. “Essa é primeira vez que ele participa de um filme”, revelou.

A 2ª edição do projeto A Caminho da Ternura será executada através da parceria entre as secretarias do Turismo, da Educação e da Cultura, com o apoio da Cidade do Saber.

Realizado na noite da última sexta-feira (05/10), o evento foi prestigiado pelos secretários da Educação, Luiz Valter de Lima e da Cultura, Vital Vasconcelos.


CULTURA E ARTE

Espetáculo começa a ser exibido neste sábado (5)


Ivanildo ainda lançou uma coleção na Bienal do Livro

No sábado (05/11), acontece a estreia da peça O Vôo das Borboletas, no Teatro da Cidade do Saber, às 20h. A apresentação, em comemoração aos 25 anos de carreira do ator, diretor, poeta, compositor e subsecretário de Governo de Camaçari, Ivanildo Antonio, será realizada também no domingo (06/11), às 19h.

Com direção e texto de Ivan Antonio, como o subsecretário é conhecido no meio artístico, a peça retrata o universo feminino através da história de um seqüestro.

Protagonizada pelos atores Geny Santos, Analu França, Liliana Soares e Vânia Vigo, a peça busca aproximar os seres humanos construindo histórias que criam uma identificação entre o público e os personagens.

Os ingressos, nos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), estão disponíveis nas bilheterias do Teatro da Cidade do Saber a partir de sexta-feira (04/10), das 14h às 18h, e nos dias das apresentações, até o início do espetáculo.

A peça é recomendada para maiores de 16 anos. Após a apresentação, diretor e atores conversam com a plateia.



BIENAL

Na quarta-feira (02/11), Ivanildo Antonio lançou, durante a 10ª Bienal do Livro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, uma coleção de livros de poesia.

O trabalho é composto por quatro volumes, Bicho Solto, Flores em Pé de Guerra, Eu, Sonhador e o último Barco do Cais.

http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=10321


Entrevista aos portais Camaçari Notícias e NossaMetrópole


http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=28473

http://www.nossametropole.com.br/noticias-cultura/4190-historia-de-camacari-vai-virar-filme-diz-ivanildo-antonio.html


Ivanildo Antônio visita estande Nossa Metrópole e fala de prêmio recente

http://www.camacariempreendedora.com.br/portal/index.php/noticias/38-ultimas-noticias/573-ivanildo-antonio-visita-estande-nossa-metropole-e-fala-de-premio-recente.html


IVANILDO ANTONIO RECEBE PREMIO HONORIS CAUSA

http://tribunadomusico.blogspot.com/2010/09/ivanildo-antonio-recebe-premio-honoris.html


A cultura deu um salto de qualidade em Camaçarihttp://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=1547


Cultura com Ivanildo Antonio

http://www.portalabrantes.com/ver_coluna/18/Minha_Biografia.html

Folha de São Paulo:

O Estado de São Paulo:

Metrô News (2000):

Porto Norte -- Portugal:

Agora São Paulo (2001):

Voz do Bairro - SP

Praça da Árvore News:

Folha de São Paulo (2000):

O Estado de São Paulo:

São Paulo Zona Sul (1996):

O projeto já foi matéria nos principais jornais do Brasil:

O Público -- Portugal